top of page

TERCEIRIZAÇÃO

Facilitação no procedimento de contratação ou fraude dos encargos trabalhistas?


A terceirização dos serviços é mais comum no setor público, mas acontece no setor privado também! A grosso modo é a descentralização das atividades empresariais, ou seja, entregar a outro determinada atividade empresarial. Nesta relação temos 3 pessoas:

* o tomador de serviços, responsável pela contratação dos serviços da empresa terceirizada;

* o prestador de serviços, que firma o contrato civil com a pessoas jurídica tomadora; e

*o empregado, que mantendo sua relação de trabalho com a prestadora de serviço realiza sua função para empresa tomadora.


É importante ressaltar que tal atividade pode ser de meio ou fim, conforme legislação. Lei 13.429/2017


Dentro do âmbito do direito trabalhista há muitos princípios que protegem o trabalhador celetista, onde em alguns casos podem ser usados para o trabalhador terceirizado. Mas é necessário analisar o caso concreto.

Por isso é importante verificar se essa relação é lícita ou ilícita, que é o que iremos abordar.


As situações consideradas ilícitas são aquelas em que a empresa prestadora contratada pela empresa tomadora NÃO é quem dita as regras na execução dos serviços, mas sim a tomadora, onde nesse caso fica configurado o requisito da subordinação diretamente com a empresa tomadora.


Assim, se há subordinação direta fica configurado o vínculo!


Um outro evento que tem ocorrido muito é a pejotizacão, na intenção de se fraudar os encargos trabalhistas, ou seja uma empresa contrata um terceiro para realizar alguns serviços, mas pede para que se cadastre como pessoa jurídica, sob a alegação de facilitação no procedimento de contratação.

Por fim é sabido que a fixação de limites constitucionais a terceirização é de extrema valia, haja vista a concretização do ideário direito fundamental ao trabalho dentro das condições dignas e do que realmente venha a ser trabalho humano valorizado.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

AUXÍLIO ACIDENTE

O beneficio não se destina a substituir nenhuma remuneração do segurado, tem caráter exclusivamente INDENIZATÓRIO, assim serve como um acréscimo nos rendimentos, caso haja sequelas pelo acidente sofri

REVISÃO DA VIDA TODA

Aposentou após 2010? Saiba que se você se aposentou após 2010 é possível à revisão do seu beneficio chamada “revisão da vida toda”. Esta revisão é benéfica para quem ganhava bem antes de JULHO DE 1994

Aposentadoria por Incapacidade Permanente

Este foi um dos benefícios alterados com a Reforma da Previdência na Emenda Constitucional nº 103/2019, onde a terminologia era Aposentadoria por Invalidez e trata-se de um beneficio não programado. A

bottom of page